E-PROINFO

 ATIVIDADE 2.6 - COM OS PROFESSORES

Na última Parada Pedagógica, a coordenação pedagógica trabalhou junto aos professores sobre a Produção de textos nos anos/séries do Ensino Fundamental. Para tanto, foram dadas as orientações necessárias à pesquisa dos professores, conforme turma de atuação. Posteriormente foram discutidas atividades, sugestões, adaptações e novas metodologias para complementar a prática pedagógica dos professores. Foi um momento bastante rico para todos, principalmente porque pudemos confirmar como o uso das TIC dentro da escola favorecem e simplificam a pesquisa dos professores no seu dia-a-dia.





ATIVIDADE 2.7 - COM OS ALUNOS
Projeto de Educação Sexual: os 5ºs anos da Escola Lourival desenvolveram junto aos professores atividades relacionadas ao estudo da Sexualidade. As professoras partiram das dúvidas primárias dos alunos para discussão e posterior pesquisa no laboratório. Criteriosamente as professoras selecionaram vídeos e atividades educativas sobre o aparelho reprodutor masculino e feminino. Houve bastante respeito e atenção por parte dos alunos, além da colaboração dos mesmos no sentido de administrarem a máquina.  Um ponto bastante relevante para destaque foi o comportamento dos alunos. No laboratório é normal não haver dispersão nem algazarra e, neste caso, não houve sequer brincadeiras maldosas, tratando-se de um conteúdo mais chamativo - o da sexualidade.

Atividade 2.8/3.3 e 3.4 - Projeto "Meio Ambiente";


          Apresentação:

O  trabalho com o tema Meio Ambiente será realizado para contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
   Desta forma será desenvolvido na Escola M. Dr. Lourival Leite de Carvalho o Projeto ”Meio Ambiente- Da Reflexão Para a Ação”, onde serão envolvidos os alunos do 1ºao 5º ano, 4ªs séries e Classe especial, professores e funcionários.
     Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes, colaborando para  despertar essa consciência junto às suas famílias e a comunidade.
Justificativa:
  Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado, muito já foi destruído, causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano. Faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
  Exercer a cidadania e respeitar o Meio Ambiente é muito mais que um dever , é compromisso com a vida . É com o objetivo de valorizar o respeito com a natureza que a escola desenvolverá esse projeto .
Objetivo  Geral:
    Estabelecer para os alunos do 1º ao 5º ano, 4ªs e classe especial, uma relação entre a sensibilização ao meio Ambiente, a aquisição de conhecimentos, atitudes para resolver problemas e a clarificação de valores, procurando, principalmente, sensibilizar os alunos para os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade.
Objetivos Específicos:

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a comunidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
_Valorizar sua ação local e reconhecer que seus gestos têm repercussão global.
_Compreender o significado dos termos reutilização, reciclagem e redução de lixo.
_Promover a participação dos educandos em atividades práticas para a melhoria das condições ambientais dentro da escola.
_Educar para a cidadania, para preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida.
Fundamentação teórica:

  Os bens da terra são um patrimônio de toda a humanidade , seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida, deve-se cuidar para que o uso seja conservativo, que gere um menor impacto no ambiente.
   O progresso de um país é muito importante, o futuro está diretamente ligado aos processos de crescimento da nação, sua economia, o bem estar das pessoas e a qualidade do meio ambiente.
         “O meio ambiente foi o primeiro a sofrer as consequências da aceleração na produção e no consumo. Mas a sociedade humana, especialmente nas áreas urbanas, vivencia diariamente, os efeitos do uso abusivo dos recursos naturais, na medida em que a produção e o consumo se aceleram e a produção de lixo se transforma num grande problema”. (CAVALCANTE;MOITA, 2002.)
         Quando pensamos em futuro , temos que pensar no desenvolvimento sustentável, pois visa o progresso de forma inteligente, planejada e estruturada, para que possamos ter um planeta com ar melhor, água na medida certa, sem desperdício de alimentos e embalagens, com pessoas vivendo coletivamente e de forma harmoniosa. A educação e a consciência devem ser priorizadas para que possamos ter orgulho de nosso planeta.
          A educação ambiental no ensino formal tem enfrentado inúmeros desafios, entre os quais se pode destacar o de como inserir-se no coração das práticas escolares a partir de sua condição de transversalidade, posição consagrada pelos Parâmetros Curriculares.(1997).
          Diante da atual gravidade e abrangência dos problemas ambientais, a educação ambiental é uma necessidade urgente que deve ser considerada prioritária.
         A escola deve criar um ambiente capaz de envolver os professores e desenvolver nos alunos, capacidades cientificas que lhes permitam compreender a diversidade da vida no Planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o meio, precisa promover uma educação capaz de discutir valores e costumes,e nós educadores precisamos estar cientes do nosso papel, para que possamos educar para a cidadania, para que os alunos de hoje torne-se cidadãos conscientes do amanhã.
Metodologia:
   Este projeto acontecerá  durante o ano letivo de 2011, onde participarão as turmas do 1º ao 5º ano, 4ª séries e Classe Especial.
     As professoras  e os alunos das turmas do 5º ano A e C e dos 3º anos B e D serão responsáveis pela preparação e plantio de  algumas verduras e flores,os 4º anos A,B,C,D e E serão responsáveis pela coleta de materiais recicláveis (papelão,latinhas e garrafas pet)no período matutino. As 4ª séries A e B, 5º ano B e Classe Especial serão responsáveis pela ornamentação e preservação das árvores e flores do pátio da escola. Os 1º e 2º anos serão responsáveis pela ornamentação                                                             do pátio próximo as suas salas de aula. Já os 3º anos A e C pela divulgação da
coleta de materiais recicláveis no período vespertino.( O dinheiro arrecadado com a venda dos materiais reciclados será para compra de mudas e ferramentas necessárias).
   * Os pais serão envolvidos nesse projeto, colaborando: com plantio, doação de mudas, material reciclável, limpeza ao redor da escola.
 Procedimentos:
_Confecção de livrinhos com orientações e informações sobre o tema;
_Organização de mural  com os alunos ;
_Leitura de textos informativos; propagandas, notícias de jornais.
_Dramatizações;
_Fantoches ;
_Produção de textos;
_Exercitar habilidades de observação e  análise;
_Registros por meio de desenhos, cartazes, painéis e textos coletivos;
_Confecção placas para identificar o trabalho realizado de cada turma;
_Criação de mascote ;
_Produção de brinquedos e jogos educativos;
_Trabalhar as estações do ano;
_Ciclo da Água;
_Metamorfose;
_Partes das Plantas;
_perímetro
_Área
_Medidas de comprimento
_Porcentagem
_Fração
Avaliação:
   A avaliação  será continua, na medida em que o projeto estiver apresentando resultados positivos e satisfatórios, nos quais os alunos possam demonstrar melhoras em suas atitudes práticas e também através de observação diária, provas, atividades de pesquisas, atividades de experimentação , relatórios e  portfólios.
   É importante destacar que o processo avaliativo e seus encaminhamentos metodológicos não devem ser absolutos, pois cada turma junto com seu professor constitui e apresenta uma identidade própria.

ATIVIDADE 3.5: CONCEITO DE CURRÍCULO
Tratar-se de Currículo hoje é considerar todas as possibilidades, valorizando as diretrizes contidas na proposta, otimizando o potencial tecnológico que hoje está inserido no cotidiano.Tanto professor quanto aluno desencadeiam novos conceitos obrigando a escola a estar sempre em atualização, é um processo contínuo e inacabado.