Projetos


PROJETO JORNAL EM SALA DE AULA



APRESENTAÇÃO:

    O projeto jornal em sala de aula será desenvolvido na Escola M. Dr. Lourival Leite de Carvalho no ano 2011 e até quando estiver apresentando resultados satisfatórios irá continuar sendo alimentado quando se fizer necessário com os alunos do 1º ao 5º ano, 4ªsérie e Classe Especial.


JUSTIFICATIVA

            A utilização do jornal na escola tem se tornado bastante frequente. Provavelmente, numa tentativa de melhorar sua prática pedagógica com essa “novidade” muitos professores apenas colocam as crianças diante do jornal e pedem para elas lerem, explicarem a notícia reproduzi-las, produzirem outras nos jornaizinhos escolares ou ainda recortarem letrinhas ou palavrinhas.
            Espera-se com essa prática, incentivar o hábito da leitura de jornais, melhorar a capacidade de interpretação das notícias, levar a realidade para dentro da sala de aula, estimular a produção de texto e, talvez principalmente, formar leitores críticos.
            Tudo isso é muito importante, sem dúvida, mas uma utilização inadequada do jornal poderá não atingir nenhum desses objetivos e ainda afastar a criança desse portador de textos.
            Como qualquer outra iniciativa de inovação na área educacional, há que se conhecer bem o material com o qual se irá trabalhar, para melhor aproveitá-lo como recurso pedagógico.
            Desse modo, “O estudo dos meios de comunicação de massa obriga a certos comportamentos: o tipo de reflexão, o modo de abordar os conhecimentos, uma atitude crítica, uma qualidade racional, que não poderemos passar para as crianças se não os experimentamos nós mesmos.” (HERR, 1988, p. 8-9)

            Tendo-se em vista a falta de hábito pela leitura; escrita e leitura de diferentes gêneros e tipos textuais dos nossos alunos faz-se necessário à realização desse projeto jornal na escola com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e escrita e possibilitando os alunos a ter contato com meios de informatização existente, reconhecendo seu papel como criadores e avaliadores do seu trabalho.


OBJETIVO GERAL

            Possibilitar aos alunos o contato e a leitura de diferentes gêneros textuais e a realização do trabalho em equipe, promovendo  leitura ágil e atraente.

  
OBJETIVO ESPECÍFICO

        Incentivar professores e alunos a lerem jornais com mais atenção e intenção naquilo que buscam.
         Utilizar o jornal como material didático na resolução de atividades em sala de aula.
            Mostrar o poder da comunicação escrita onde podemos : comparar, criar, transformar, resumir e interpretar.
            Utilizar e valorizar o jornal como um material de alto acesso, simples e com riqueza interdisciplinares.  

            Proporcionar leitura e produções de diversos tipos e gêneros textuais e literários.

           Possibilitar o contato com diversos tipos de jornais.
           Criar oportunidade de interação da comunidade escolar
      Desenvolver trabalho em equipe salientando a importância do trabalho coletivo Escolar.
          Propiciar aos alunos e professores e demais profissionais da escola, o acesso à cultura, informação, estimulando a leitura.

METODOLOGIA

            Partindo da análise de jornais, de apresentação de atividades experimentadas com crianças dos 1ºs ao 5ºs ano,4ª série e Classe Especial do Ensino Fundamental e da troca de experiências, busca-se na teoria contribuições que possibilitem conhecer melhor este portador de textos, bem como utilizá-lo de forma mais proveitosa no sentido de formar leitores de textos variados.
             Serão apresentados e debatidos em sala de aula  temas polêmicos e de interesse dos alunos noticiar e opinar, fundamentando assim as variedades de gêneros e tipos textuais, propiciando vários debates. Oportunizando trabalhar as produções de textos  através de entrevista, pesquisas dentro e fora de sala, com aulas dialogadas e expositivas. A partir daí a elaboração do jornal mural com várias notícias acontecimentos atuais e da comunidade escolar, visando o público alvo que terá conhecimento das informações através do jornal.
            O jornal será distribuído de maneira alternada entre o período matutino e vespertino, sendo que o jornal mural será atualizado pela turma que receber o jornal.
           
AÇÕES

Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para o jornal mural.
Confeccionar um mural com frases de otimismo.
Trabalho com fotos, gravuras e imagens do jornal.
Trabalhar com as manchetes do jornal como: elaboração de textos com os títulos das manchetes;formar frases com recortes das manchetes; criar nova manchete entre outras:
Textos dissertativos, narrativos e descritivos:
Produção e leitura de diferentes gêneros textuais
Pesquisas e entrevistas
Atividades de português
Música
Publicação de notícias
Classes gramaticais
Ortografia
Produção de texto
Leitura, coerência e coesão, concordância verbal e nominal.



RECURSOS
Lápis
Borracha
Lousa e giz
Computador
Impressora
Dicionários
Internet
Máquina fotográfica


AVALIAÇÃO:
 .                            A avaliação será contínua durante todo o desenvolvimento do projeto. Será avaliada a criatividade, participação dos alunos e professores baseados na observação do interesse e na atuação dos participantes nas atividades com o jornal.


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                                           Projeto Leitura Socializada



        A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.
        Segundo Kaufman (1995), é importante se trabalhar com vários tipos de textos, pois é essa diversidade que irá ampliar e não limitar o universo da criança.
Buscamos com esse trabalho incentivar e despertar  nos alunos o gosto pela leitura, ao mesmo tempo proporcionar uma diversidade textual, onde todos possam partilhar desse conhecimento. É preciso encontrar tempo e espaço para a vivência de momentos de “ler por ler, ler por si mesmo, sem outra finalidade que a de sentir o prazer de ler” (SOLÉ, 1995), em todos os níveis da escolaridade.
Com esse trabalho espera-se desenvolver certas atitudes de comportamentos e valores, tais como: capacidade de ouvir e respeitar as opiniões alheias; de negociar; de saber se situar numa discussão pública e selecionar a variedade linguística mais adequada àquela situação.
Este projeto objetiva desenvolver a capacidade de expressão e de argumentação  envolvendo as partes docente, discente e administrativa da escola.

Justificativa                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
      Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade.

Objetivo Geral
 *Incluir a leitura de maneira prazerosa no cotidiano da escola, visando a formação de leitores.

Objetivos Específicos        
 ·         Apreciar e ler várias tipologia de textos.     
·         Buscar através da leitura o resgate da imaginação, da fantasia e do sonho.
·         Levar  algumas práticas de leitura para serem utilizadas na sala de aula.
·         Estimular a interação aluno-professor-funcionários, através da leitura.

Fundamentação Teórica      
      Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, além do tempo, concentração, determinação e conhecimento sobre o tema. Mas ler é o único jeito de se comunicar de igual para igual com o restante da humanidade, seja no tempo, seja no espaço. É nos escritos que desvendamos outras culturas, outros hábitos e histórias diferentes se revelam para nós.
      Sendo assim, ler é talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar e não só aos alunos. Infelizmente, muitos professores ainda não perceberam a importância desse ato, privando os alunos do prazer da leitura significativa.
      Entretanto a escola deve se preocupar não só com a formação de alunos leitores, mas também com os professores, uma vez que se ele não utiliza e não tem prazer no convívio com os materiais escritos, é muito difícil passar isso para as crianças, pois o prazer e o hábito da leitura se ensinam, mas só quem lê pode ensinar tal gosto.
      Tanto quanto a alfabetização, o letramento dos alunos é importante para a conquista da cidadania. Não basta apenas ensinar ler e escrever, é preciso tornar os estudantes capazes de compreender o significado dessa aprendizagem para usá-la no dia-a-dia de forma a atender as exigências da sociedade.
      Textos de uso corrente na vida social devem ser trabalhados ao longo do ensino fundamental e em diferentes momentos, pois segundo CARVALHO (2005), “só conhecendo os gêneros literários é que a criança poderá optar pelo que mais gosta, e assim se familiarizar com a diversidade textual”.

Metodologia
    Este projeto será desenvolvido durante o ano todo, na Escola Mun. Dr. Lourival Leite de Carvalho. O mesmo abrangerá todos os alunos e funcionários do período matutino e vespertino e será também estendido a todos os professores, funcionários, coordenação pedagógica e direção. Será realizado nas sextas-feiras durante meia hora. Tanto os adultos, quanto os alunos poderão escolher o que quiserem ler, porém os professores também deverão aproveitar este dia para explorar a leitura escolhida por eles mesmos conforme necessidade da turma.
      O professor poderá selecionar textos da seguinte maneira:
histórias - anúncios – parlendas
mensagens - cartas - convites
revistas - cartazes - avisos
jornais - folhetos - embalagens
reportagens - propagandas - letras de músicas
textos informativos - rótulos - receitas
textos práticos - poesias - quadrinhas
bilhetes - crônicas - bulas
recados - adivinhações - relatórios


    Um pré-requisito para que aconteça a interação entre o professor e alunos, é criar um ambiente propício para leitura, oferecendo momentos de discutir, debater, de escrever e de ouvir.

Sugestões de Atividades
a) Identificação pelo aluno da ideia principal do texto;
b) Pedir para o aluno ler e dizer o que entendeu;
c) Escolher 4 ou 5 alunos para fazer a leitura e elaborarem um texto coletivo para ser lido para os colegas;
d) Que a interpretação do texto seja curta, a fim de que os alunos tenham tempo para discutir as respostas dos colegas;
e) Leitura independente (o aluno lê o que quer e depois faz o relato);
f) Leitura e comentário da parte mais interessante do texto;
g) Trechos lacunados de textos que foram lidos para os colegas completarem;
h) Palavra-cruzada com elementos do texto;
i) Adivinhações sobre os personagens;
j) Quebra-cabeça de palavras que aparecem no texto. 
k) Fazer dramatização do texto lido;
l) Teatro de fantoches ou máscaras do trecho lido

Para facilitar esse contato com os livros é interessante que o professor reserve um cantinho bem gostoso para a biblioteca na sala de aula.

   Por que trabalhar a leitura socializada?
“ A sociedade, da qual fazemos parte, preza o individualismo. Logo a leitura busca a valorização e nos reporta a uma sociedade igualitária, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devemos ensinar e partilhar desde a mais tenra idade.”












 


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PROJETO MEIO AMBIENTE

          Apresentação:


O  trabalho com o tema Meio Ambiente será realizado para contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
   Desta forma será desenvolvido na Escola M. Dr. Lourival Leite de Carvalho o Projeto ”Meio Ambiente- Da Reflexão Para a Ação”, onde serão envolvidos os alunos do 1ºao 5º ano, 4ªs séries e Classe especial, professores e funcionários.
     Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes, colaborando para  despertar essa consciência junto às suas famílias e a comunidade.

Justificativa:
  Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado, muito já foi destruído, causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano. Faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
  Exercer a cidadania e respeitar o Meio Ambiente é muito mais que um dever , é compromisso com a vida . É com o objetivo de valorizar o respeito com a natureza que a escola desenvolverá esse projeto .

Objetivo  Geral:

    Estabelecer para os alunos do 1º ao 5º ano, 4ªs e classe especial, uma relação entre a sensibilização ao meio Ambiente, a aquisição de conhecimentos, atitudes para resolver problemas e a clarificação de valores, procurando, principalmente, sensibilizar os alunos para os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade.


          Objetivos Específicos:


- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a comunidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
_Valorizar sua ação local e reconhecer que seus gestos têm repercussão global.
_Compreender o significado dos termos reutilização, reciclagem e redução de lixo.
_Promover a participação dos educandos em atividades práticas para a melhoria das condições ambientais dentro da escola.
_Educar para a cidadania, para preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida.

Fundamentação teórica:

  Os bens da terra são um patrimônio de toda a humanidade , seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida, deve-se cuidar para que o uso seja conservativo, que gere um menor impacto no ambiente.
   O progresso de um país é muito importante, o futuro está diretamente ligado aos processos de crescimento da nação, sua economia, o bem estar das pessoas e a qualidade do meio ambiente.
         “O meio ambiente foi o primeiro a sofrer as consequências da aceleração na produção e no consumo. Mas a sociedade humana, especialmente nas áreas urbanas, vivencia diariamente, os efeitos do uso abusivo dos recursos naturais, na medida em que a produção e o consumo se aceleram e a produção de lixo se transforma num grande problema”. (CAVALCANTE;MOITA, 2002.)
         Quando pensamos em futuro , temos que pensar no desenvolvimento sustentável, pois visa o progresso de forma inteligente, planejada e estruturada, para que possamos ter um planeta com ar melhor, água na medida certa, sem desperdício de alimentos e embalagens, com pessoas vivendo coletivamente e de forma harmoniosa. A educação e a consciência devem ser priorizadas para que possamos ter orgulho de nosso planeta.
          A educação ambiental no ensino formal tem enfrentado inúmeros desafios, entre os quais se pode destacar o de como inserir-se no coração das práticas escolares a partir de sua condição de transversalidade, posição consagrada pelos Parâmetros Curriculares.(1997).
          Diante da atual gravidade e abrangência dos problemas ambientais, a educação ambiental é uma necessidade urgente que deve ser considerada prioritária.
         A escola deve criar um ambiente capaz de envolver os professores e desenvolver nos alunos, capacidades cientificas que lhes permitam compreender a diversidade da vida no Planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o meio, precisa promover uma educação capaz de discutir valores e costumes,e nós educadores precisamos estar cientes do nosso papel, para que possamos educar para a cidadania, para que os alunos de hoje torne-se cidadãos conscientes do amanhã.

Metodologia:

   Este projeto acontecerá  durante o ano letivo de 2011, onde participarão as turmas do 1º ao 5º ano, 4ª séries e Classe Especial.
     As professoras  e os alunos das turmas do 5º ano A e C e dos 3º anos B e D serão responsáveis pela preparação e plantio de  algumas verduras e flores,os 4º anos A,B,C,D e E serão responsáveis pela coleta de materiais recicláveis (papelão,latinhas e garrafas pet)no período matutino. As 4ª séries A e B, 5º ano B e Classe Especial serão responsáveis pela ornamentação e preservação das árvores e flores do pátio da escola. Os 1º e 2º anos serão responsáveis pela ornamentação                                                             do pátio próximo as suas salas de aula. Já os 3º anos A e C pela divulgação da
coleta de materiais recicláveis no período vespertino.( O dinheiro arrecadado com a venda dos materiais reciclados será para compra de mudas e ferramentas necessárias).
   * Os pais serão envolvidos nesse projeto, colaborando: com plantio, doação de mudas, material reciclável, limpeza ao redor da escola.

 Procedimentos:
_Confecção de livrinhos com orientações e informações sobre o tema;
_Organização de mural  com os alunos ;
_Leitura de textos informativos; propagandas, notícias de jornais.
_Dramatizações;
_Fantoches ;
_Produção de textos;
_Exercitar habilidades de observação e  análise;
_Registros por meio de desenhos, cartazes, painéis e textos coletivos;
_Confecção placas para identificar o trabalho realizado de cada turma;
_Criação de mascote ;
_Produção de brinquedos e jogos educativos;
_Trabalhar as estações do ano;
_Ciclo da Água;
_Metamorfose;
_Partes das Plantas;
_perímetro
_Área
_Medidas de comprimento
_Porcentagem
_Fração

Avaliação:

   A avaliação  será continua, na medida em que o projeto estiver apresentando resultados positivos e satisfatórios, nos quais os alunos possam demonstrar melhoras em suas atitudes práticas e também através de observação diária, provas, atividades de pesquisas, atividades de experimentação , relatórios e  portfólios.
   É importante destacar que o processo avaliativo e seus encaminhamentos metodológicos não devem ser absolutos, pois cada turma junto com seu professor constitui e apresenta uma identidade própria.